The Throne [Filme]

Eu me sinto muito atraída por fotografia quando se trata de doramas e filmes e isso é sempre a primeira coisa que me chama a atenção. Caracterização e cenário são critérios muito importantes pra mim quando eu estou me decidindo sobre o que assistir (e outras coisas são agregadas depois que começo, como OST e atuação, é claro). Com The Throne não foi diferente e obviamente quando bati os olhos pela primeira vez nas imagens do filme, senti que precisava assistir.

The Throne-tp.jpg

  • Filme: The Throne (O trono)
  • Romanização: Sado
  • Hangul: 사도
  • Data de lançamento: 16 setembro de 2015
  • Duração: 125 min.

“Na Coréia do século XVIII, o Rei Yeongjo aspira ser um monarca perfeito apesar da sua mãe ser de uma classe baixa e os boatos de que teria matado o irmão mais velho que subiria ao trono. Em idade tardia, o Rei tem um filho, Sado. Nomeado pelo próprio soberano como príncipe herdeiro, ele espera que o filho siga seus passos, porém, Sado prefere as artes marciais e a pintura. Ao invés de se mostrar um pai benevolente, Yeongjo o recrimina como um rei rigoroso a uma sentença sem volta.”

Além de uma fotografia perfeita que já chama a atenção logo de cara, The Throne conta com um elenco de peso como Song Kang Ho, Moon Geun Young, Seo Ye Ji, So Ji Sub e  Yoo Ah In, que foi o que me carregou de vez pra esse filme.

Conheci Ah In através de Six Flying Dragons e ele me conquistou logo que apareceu. A atuação dele é muito forte, muito emocional, expressiva,  acho incrível como ele consegue me deixar abalada sempre que seus personagens tem explosões de sentimentos e ele pode mostrar realmente a que veio. Recentemente ele entrou na minha listinha de atores favoritos então eu não podia deixar de conferir The Throne.

Se você gosta de assistir algo e depois passar dias pensando naquilo, refletindo sobre as coisas da vida (como eu), The Throne é uma boa pedida. O filme, como todo bom épico, mexe muito com os sentimentos, é bonito, trágico e cruel.

O enrendo, as atuações, as situações são todas muito intensas, daquelas que faz o coração disparar, e é até um pouco desesperador, mas não pense que isso é ruim, muito pelo contrário, te faz querer mais e mais e mais.

Já nos primeiros minutos, antes mesmo de aparecer o nome do filme, somos envolvidos em uma cena de tirar o fôlego, regida por uma música que me deu arrepios e eu fiquei tão nervosa que minhas mãos suaram. Essa cena na verdade é o início do desfecho do filme… difícil explicar.

Como de costume, os possíveis spoilers vão estar dessa cor, assim você pode evitar lê-los.

Pra ficar mais simples de entender, vou contar um pouco sobre o filme sem seguir a ordem que foi apresentada, porque lá passado e presente são mostrados juntos.

Só pra vocês entenderem melhor, o filme começa basicamente mostrando o momento em que, no ápice de sua loucura, o príncipe Sado pensa em assassinar o próprio pai, o rei Yeongjo, mas ele é pego e o rei retira seu título de príncipe e faz dele um mero plebeu. Como se não fosse o suficiente, Sado passa 7 dias preso dentro de uma caixa de madeira no meio do pátio do palácio, sem água ou comida, sem nem mesmo poder esticar as pernas.

A cronologia é alternada. Ao mesmo tempo que mostra todas as situações de Sado dentro da caixa (como quando ele bebe a própria urina ou quando seu filho implora ao rei para lhe dar um pouco de água e também os surtos psicóticos do príncipe ~preparem-se para a cena das lacraias, aquilo mexeu muito com minha cabeça~), também são mostradas cenas o passado, desde que Sado era uma criança e porque ele chegou ao ponto de enlouquecer.

The Throne : Poster

Príncipe Herdeiro Sado

Sado é apresentado como uma criança com uma inteligência acima da média, ele literalmente “pensa fora da casinha”. Desde criança ele é treinado para se tornar um rei, se casa muito jovem e é submetido a vários estudos cansativos. 

Mas Sado não sente interesse por essas coisas. Ele gosta de artes marciais e pintura, não quer ser um homem poderoso e quando é nomeado príncipe herdeiro, implora por muitas vezes ao pai para que retire sua decisão.

The Throne : Poster

A pressão psicológica em cima de Sado se torna mais evidente (embora ela aconteça desde que ele nasceu) quando o rei o coloca para tomar decisões junto ao conselho e ele se dá conta de que realmente não nasceu para ser um rei. Sado não quer poder, ele quer apenas viver com sua mulher e filho, cuidar de sua mãe (que era uma concubina, por isso nunca foi nomeada rainha) e conviver não com o rígido rei Yeongjo, mas sim com seu pai Yeongjo.

A partir de então acompanhamos um processo de degradação da mente de Sado. Vemos o personagem enlouquecendo de forma desenfreada e é desesperador.

The Throne : Foto

Sobre a mãe de Sado, há uma cena onde ele realiza o ritual para a festa de aniversário de 60 anos de sua mãe, ritual esse que era realizado apenas para a rainha. Essa cena acontece quando o príncipe já está insano. Ele a veste com roupas reais e obriga algumas pessoas a realizarem o ritual. Foi uma das cenas que mais me emocionou, foi muito forte. Ele não compreendia porque o rei Yeongjo não tornava sua mãe uma rainha e as coisas se agravam quando o rei decide se casar com uma mulher extremamente jovem.

The Throne : Poster

Rei Yeongjo

O rei Yeongjo, por sua vez, está cansado do trono. Ele também nunca quis ser rei (segundo ele), mas é um monarca dedicado.

Ele se sente frustrado com Sado e não aceita que o filho esteja interessado em artes quando ele deveria estar decorando livros para ser um bom governante.

A “briga” entre os dois é muito intensa, embora Sado não contradiga o pai.

Quando a avó de Sado, mãe de Yeongjo, falece por causa de algumas coisas que acontecem no palácio, é que Sado começa a questionar o pai e começa a enfrentá-lo também, até então Sado se dedicava como podia para agradar, embora não gostasse, mas a partir dali ele percebe que Yeongjo não é um pai, não é um filho, nem um marido, é apenas um rei, então ele começa a se envolver com pessoas que não eram vistas com bons olhos, por assim dizer.

Várias situações tristes são mostradas, nos levando a entender que Sado na verdade queria apenas afeto e um olhar carinho do pai, enquanto Yeongjo não entendia esse sentimento e queria unicamente transformar Sado em um rei tão perfeito quanto ele.

Eu sei que ficou um pouco confuso, mas o filme não segue uma cronologia certinha, então fica complicado falar sobre ele, apenas assistindo pra entender qual é a sensação.

The Throne conta uma história real e o Rei Yeongjo é lembrado até hoje como um homem cruel que condenou o próprio filho a morte sufocando-o dentro de uma caixa.

Se você sentiu interesse pelo filme e resolveu assistir, eu já aviso: nada de comédia, nada de romance. Isso não acontece em momento algum. O filme é inteiramente cruel e intenso, muito realístico também. Em vários momentos eu tive que pausar, ir beber uma aguinha, acalmar o coração.

Eu que já venho nutrindo um amor pelo Ah In desde Six Fying Dragons, me peguei apaixonada pela atuação tão forte dele em The Throne.

Então essa é a minha recomendação pra quem busca emoções fortes e quer chorar um pouquinho.

Não sei se tem o filme online, mas eu baixei ele pelo Mahal Dramas Fansub.

Vou deixar umas imagens e gifs abaixo só pra aguçar a curiosidade de vocês!!

Annyeong~

Quando o rei Yeongjo se casa com a jovem moça e deixa a coroa, Sado passa algum tempo ajoelhado em frente ao palácio, implorando para que o pai volte porque não quer assumir o trono de forma alguma. Sado quase morre congelado nesse tempo

Ji Sub representa o filho de Sado depois de alguns anos, quando ele se torna rei de Joseon

Deixe um comentário

