Train to Busan [filme]

Hoje venho trazer a resenha da mais recente febre do cinema asiático: Train to Busan, um filme cheio de efeitos visuais, mas é só isso mesmo.

Título: Train to Busan
Hangul: 부산행
Romanização: Busanhaeng
Ano produção: 2016
Estreia: 13 de Maio de 2016
Duração: 118 minutos
Gênero: 14 – Não recomendado para menores de 14 anos

Sinopse
Sok Woo e sua filha Soo Ahn embarcam no Expresso KTX, um trem rápido que as levará de Seul para Busan. Mas, durante a viagem, o trem é invadido por zumbis, que matam vários tripulantes e outras pessoas. E enquanto o KTX está indo em direção a Busan, os passageiros têm que lutar por suas vidas contra os zumbis.

Antes de começar essa resenha, gostaria de deixar bem claro que tudo que eu vou escrever aqui é MINHA OPINIÃO. Cada um pensa de uma forma diferente e muita gente gostou do filme.

Como se costume, os possíveis spoilers vão estar dessa cor.

Resultado de imagem para train to busan

Sok Woo é um homem muito ocupado, está sempre trabalhando e nunca tem tempo. Ele é divorciado da esposa, que vive em Busan, e tem a guarda da filha, principal afetada pelo excesso de trabalho do pai. Sok Woo é um personagem bem frio, não se importa muito com os demais, demonstra sarcasmo em vários momentos e em um específico, senti que ele mostrou até mesmo satisfação com uma situação tensa.

Bem, Soo Ahn pede como presente de aniversário uma viagem para Busan, porque quer ver a mãe. Sok Woo resmunga um pouco, mas decide fazer essa viagem. No caminho alto estranho acontece: vários carro de polícia e bombeiros passam a toda velocidade e ao longe vamos um prédio pegando fogo.

Resultado de imagem para train to busan
Quando já estão dentro do trem, Soo Ahn percebe que algo está errado do lado de fora, mas não fala nada para o pai.
Resultado de imagem para train to busan

Uma moça infectada entra no trem e acaba por infectar outras pessoas e acontece o famoso “efeito dominó”. O caos é instalado e os passageiros precisam lutar pra sobreviver, literalmente, correndo de vagão para vagão.

Resultado de imagem para train to busan

Do lado de fora do trem, o país já virou o inferno na terra. A contaminação está se espalhando muito rápido (acredito que isso se deva ao fato de que os zumbis correm pra caralho) e apenas Busan ainda está segura, então os passageiros precisam chegar até lá para finalmente estarem a salvo.

Resultado de imagem para train to busan

E o filme é basicamente isso. Eu admito que eu supervalorizei e idealizei um filme incrível, com uma história bem bolada, mas é só um filme de zumbis gritando e chiando enquanto cospem sangue e correm incrivelmente rápido.

Na minha opinião eu acho que pecaram em algumas questões que poderiam ter sido trabalhadas para se tornarem o grande diferencial do filme.

Quais questões?

  • divórcio:

A Coréia não é lá de falar sobre esse assunto, tanto que são poucos os dramas que abordam o tema. Penso que poderiam ter aproveitado o assunto, ainda mais por ter uma criança envolvida.

  • relação pai x filha:

No começo eu fiquei interessada na ideia de que era Sok Woo quem tinha a guarda da filha, pensei que isso seria abordado mais profundamente, mas ao longo do filme isso vai se perdendo. Ele não deixa de protegê-la, faz de tudo para mantê-la a salvo, mas aquela relação que eu esperava não foi lá tão comovente.

Resultado de imagem para train to busan

  • os zumbis

Ficou extremamente confuso a forma como as pessoas foram infectadas e tem até mesmo algumas contradições.

Dentro do trem, os passageiros estão sendo informados sobre o assunto através de noticiários das TVs internas, mas essas informações são mostradas nos momentos de caos, ou seja, é bem difícil entender o que está acontecendo.

Eu acredito que tenha sido a explosão que Sok Woo e sua filha viram no início do filme, mas antes de a explosão acontecer, um animal que foi atropelado acaba sendo infectado. Em um outro momento um rapaz que trabalha para Sok Woo liga para ele e pergunta se a culpa é deles, essa ligação deixa tudo ainda mais confuso.

Resultado de imagem para train to busan

  • os personagens

Nenhum dos personagens tem profundidade. Acabam todos sendo pessoas extremamente vagas e não dá pra “conhecer” nenhum deles. Senti que eram meio que “pessoas que estavam ali só pra morrer” ou algo assim. Era personagens potencialmente interessantes, mas não ganharam qualquer destaque, nem mesmo Soo Ahn e  Sok Woo, que acabam sendo apenas “a filha triste” e “o pai que não tem tempo”.

  • final estranho 

Okay… aqui fica polêmico. Juro que não vou dar spoilers, mas o final não é satisfatório. Me fez chorar, sim, tem uns momentos bem pesados e tristes, mas é confuso, não explica nada, deixa um vácuo muito MUITO grande em relação a tudo. Pra ser mais exata: não dá pra saber o que vai acontecer com a Coréia do Sul. Fica subentendido que dali em diante tudo vai se resumir a Busan e que eles vão continuar vivendo em estado de calamidade. O filme termina assim, e apenas assim.

É claro que… se você busca um filme pra ver nas horas vagas, Train to Busan é uma boa recomendação. Visualmente o filme é muito bom, as cenas de ação são bacanas, os zumbis são bem feitos e a forma como eles se movem dá um pouquinho de medo. Por outro lado, se você procura um filme com uma boa história que te faça ficar pensando naquilo por muito tempo, é melhor procurar outro filme…

Eu baixei do Kingdom Fansub, mas o filme estará nos cinemas brasileiros logo logo, no dia 24 de novembro, com o título “Invasão Zumbi”.

Vou deixar umas imagens abaixo! Annyeong~

Resultado de imagem para train to busan

Resultado de imagem para train to busan

Resultado de imagem para train to busan

Resultado de imagem para train to busan

Resultado de imagem para train to busan

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s