Fabricated City [filme]

Hey! Quanto tempo sem postar uma resenha né? Dropei vários dramas esse semestre porque tava terrível, nada tava me segurando por mais que 2 episódios. Mas finalmente começaram a sair dramas que eu estava esperando pra ver (infelizmente todos juntos e eu to me desdobrando pra lidar com todos), então logo teremos resenhas com frequência de novo. A próxima resenha será de Ruler: Master of the Mask, e já tem uma fila de outros doramas pra assistir, mas não prometo nada, afinal eu to tentando não ver muitos dramas de uma vez, pra não me confundir na hora de resenhar. 

Enfim, hoje eu trago a resenha de um filme que eu revirei os confins da internet pra encontrar, e agora cá estou eu, completamente em choque, depois de finalmente conseguir assistir Fabricated City, e já aviso desde agora: prepara os nervos e o psicológico, porque não é nada do que você está provavelmente esperando pra ver.

Resultado de imagem para fabricated city

Filme: Fabricated City
Hangul: 조작된 도시
Romanização: Jojakdwen Doshi
Duração: 126 min.
Gênero: Ação, crime, drama
Distribuidor: CJ Entertainment
Transmissão: 09 de fevereiro de 2017

Infelizmente o lugar de onde eu baixei o filme é uma tremenda merda e a legenda era o maior lixo que eu já vi na minha vida (jogaram tudo no google tradutor sem nenhuma correção, sabe?) e graças a isso eu me perdi em muitas partes importantíssimas do filme (me virando na maioria das vezes pra entender o que diziam sem ler a legenda, mas meu coreano é bem pobre), mas como meu trabalho aqui é só dizer se vale a pena ou não assistir (e não contar a história do filme em detalhes), acho que consigo escrever alguma coisa.

Vou deixar o link do site de onde baixei no final do post, como sempre, mas não recomendo baixar de lá, porque o filme está na lista de projetos do Kingdom Fansub, então em breve teremos ele com uma boa legenda.

Vamos começar explicando porque diabos Fabricated City não é o que você está esperando pra ver?

Vamos.

Se você espera, assim como eu esperei, ver um filme super futurista, cheio de efeitos absurdos, tecnologia ridiculamente avançada e blablabla, você tá errado, mas também está certo (Oi?).

Eu fiquei impressionada e surpresa com o quanto Fabricated City trabalha com a realidade. O filme é carregado de cenas fortíssimas, tanto de violência quanto de drama que me deixaram bem chocada, me fazendo parar o filme várias vezes pra conseguir respirar.

Eu pensei que seria um filme mais focado na ação (afinal né, Ji Chang Wook) com cenas de lutas e explosões e fogo e tudo se destruindo, mas esqueci que Chang Wook também é genial quando se trata de melodrama (e quem viu Empress Ki, Five Fingers ou o filme Sleeping Beauty sabe como ele manda bem nesse gênero).

Mas isso não quer dizer que as cenas de luta não existam. Elas existem. As explosões também. E são sensacionais, como é de se esperar desse moço.

A tecnologia, o futurismo e os efeitos absurdos existem também, mas eles não são um incômodo e na verdade a forma como mesclaram o melodrama / realidade, com a tecnologia ficou bom, e não passou aquela sensação de estar vendo um filme sci-fi exagerado. Ficou bem natural.

Resultado de imagem para fabricated city kwon yoo

Isso aqui tá ficando confuso né? Perdoa meus vacilos, é que eu fiquei meio louca com esse filme. Mas OK, vamos ao que interessa.

Resultado de imagem para fabricated city kwon yooO filme conta a história de Kwon Yoo, um jovem que está 24/7 conectado a um jogo online.

Kwon Yoo tem uma equipe nesse jogo, eles nunca se encontraram pessoalmente, ainda assim todos o chamam de “Boss” e o respeitam por ser um ótimo jogador, mas sua vida real é um fracasso. Ele está desempregado e sua mãe trabalha em um hospital, fazendo horas extras para conseguir manter os dois.

A primeira cena do filme é extremamente agitada, bem aquilo que o trailer mostra: explosões, tiroteios, uma guerra, lutas impressionantes, mas tudo isso está acontecendo no jogo, e esse é o único momento em que isso acontece.

Resultado de imagem para fabricated city gif

Essa sequência é sensacional

Depois que seu personagem no jogo é morto tentando salvar seus companheiros e Kwon Yoo está fora, ele então percebe um celular e o encontra embaixo da mesa. Ele não sabe de quem é o celular, aparentemente alguém o perdeu, então ele atende. Uma mulher diz a Kwon Yoo que esqueceu o celular, e pede para que ele o devolva, que o pagará por isso.

Resultado de imagem para fabricated city kwon yoo

Como Kwon Yoo não tem um puto centavo no bolso, e a grana oferecida pela moça é bem alta, ele aceita.

Imagem relacionada

Até aí tudo certo. Kwon Yoo devolve o celular, pega o dinheiro e volta pra casa. Mas na manhã seguinte ele é acordado pela polícia estourando a porta de sua casa e o rendendo, anunciando que ele está sendo preso por estupro e assassinato de uma menor.

E tudo acontece assim muito rápido, mal dá tempo de respirar. E não, nem ele, nem eu, nem você, nem ninguém é capaz de entender o que car#$%o está acontecendo ali.

A polícia encontra várias provas contra Kwon Yoo, e até mesmo esperma dele é encontrado na casa dela e soma tudo ao fato de que ele é um ex atleta (lutador) que foi afastado por uso de violência.

Resultado de imagem para fabricated city gifEle é considerado culpado em tribunal pelo crime, e é enviado para uma prisão de segurança máxima, e é ali que o inferno na vida do moço começa… 

Agora vamos lá: vocês sabem que, mesmo dentro da prisão, entre os detentos, existem algumas coisas que são consideradas inaceitáveis, certo? Estupro é uma dessas coisas, principalmente de uma menor. Mesmo que Kwon Yoo não fosse o culpado, ele estava ali por um crime de estupro, e todos sabiam disso.

Quando eu digo que o inferno de Kwon Yoo começa quando ele vai pra prisão, é exatamente por isso. Um jovem que mal vivia tendo de carregar o peso de dois crimes muito graves que não cometeu, e lidar com as pessoas dentro da prisão simplesmente esmagou o psicológico dele.

Resultado de imagem para fabricated city prison

Ele começa a ser atormentado e perseguido por um grupo de presos, apanha horrores e há insinuações de que ele também foi abusado sexualmente lá dentro. Por isso eu digo que o filme soube trabalhar com a realidade de uma forma perfeita e a sequência de cenas dentro da prisão são bem perturbadoras, principalmente quando ele é levado para a solitária.

siifysthlkrhkd.jpg

Também é perturbador como vemos Kwon Yoo se degradando tão rapidamente (o que reforça a ideia de que ele esteja sofrendo abusos sexuais junto aos físicos) e enquanto isso sua mãe está desolada, trabalhando duro para tentar provar a inocência do filho.

Depois de uma conversa com a mãe, e depois de se aproximar de um dos detentos (que é muito temido pelos outros, por ser um serial killer frio e cruel), Kwon Yoo decide então seguir em frente, fazendo o possível então para sobreviver dentro da prisão, e ele consegue até mesmo “derrubar” os caras que estão o atormentando desde que chegou.

Resultado de imagem para fabricated city prison

Esse serial killer ensina a Kwon Yoo uma maneira de fugir da prisão, e ele coloca esse plano em prática, mesmo que com alguma dificuldade, e mesmo que quase morrendo no processo.

Do lado de fora, Kwon Yoo precisa se esconder a todo custo, e para isso ele procura sua equipe de jogo.

wefwef.jpg

wk.jpgA primeira que ele encontra é Yeo Wool, uma garota completamente reclusa e anti social, que mesmo quando tá frente a frente com alguém, só fala com a pessoa se for por telefone.

Ele acompanha Yeo Wool até a casa dela e ali ele conhece, finalmente, sua equipe de jogo. Eles acreditam em Kwon Yoo, e sabem que ele não seria capaz de cometer tais crimes, então se propõe a ajudá-lo.

hkaejfhwkejf.jpg

Com a ajuda deles, e de Yeo Wool que é um tipo de super gênio de computador, Kwon Yoo começa a descobrir pouco a pouco o que aconteceu, quem o incriminou, e também que ele não foi a única vítima.

O que está por trás de tudo isso é muito maior e muito mais absurdo do que todos poderiam imaginar e é ai que temos um pouco mais de contato com toda aquela coisa futurista e os efeitos especiais. E mesmo isso não faz o filme parecer falso, forçado, na verdade toda a tecnologia apresentada no filme, não é algo impossível de vermos nos próximos 5 ou 10 anos.

sghdtrhy.jpg

E enfim, acho que falei o suficiente (e demais) pra poder afirmar: Fabricated City está mais do que recomendando. E eu não digo isso só porque Chang Wook é meu ator favorito (eu não recomendo Suspicious Partner ainda, por exemplo), mas o filme é realmente muito bem feito, em todos os sentidos.

Fotografia, direção, a mescla da realidade cruel com a realidade virtual, é um conjunto bem fascinante com um plot bem original. 

Onde assistir: 

Kkulbeol Dramas

Eu baixei o filme desse site aqui, mas eu repito: esperem algum fansub legendar (o Kingdom está perto de fazer isso) porque a qualidade das legendas é bem melhor.

A legenda de onde eu baixei era ridícula e muitas cenas ficaram simplesmente assim:

tyukfykuio.jpg

Meu coreano é horrível, mas eu consegui me virar um pouco quando isso acontecia, ainda assim eu me perdi bastante e pretendo assistir de novo quando algum fansub legendar.

Mas enfim, é isso, Fabricated City, como esperado, está super recomendado pra quem gosta de filmes de ação, mas também pra quem curte aquele drama psicológico pra deixar bem abalado.

안녕~

Resultado de imagem para fabricated city gif

Deixe um comentário

