Night Flight [filme]

Hoje eu vim pra falar sobre um dos filmes mais bonitos que eu já tive oportunidade de assistir. Night Flight aborda de um jeito bem pesado vários temas que eu considero extremamente importantes, temas que já está mais que na hora de serem discutidos.

Filme: Night Flight
Hangul: 야간비행
Romanização: Yaganbihaeng
Duração: 130 min.
Data de lançamento: 28 de agosto de 2014

Sinopse: O estudante Yong Joo pretende entrar na Universidade de Seul, porem sua vida colegial é cheia de inseguranças , medos e desejos. Ki Woong é o líder de uma gangue na escola, porém ele se sente sozinho. Yong Joo e Ki Woong eram amigos antes do colégio, mas eles se separaram, enquanto Yong Joo que quarda seus sentimentos pelo Ki Woong, tenta se aproximar dele.

Okay… eu tenho medo de não conseguir falar sobre esse filme de forma adequada, mas como assistente social em formação eu vejo que Night Flight aborda temas que precisam ser discutidos (e que já são discutidos no meio profissional em que eu estou me formando).

Como sempre, se tiver algum spoiler, ele estará dessa cor. Essa resenha não será muito extensa também, porque só vou poder contar o básico do básico, pra evitar o máximo possível desvendar a trama toda, isso vai ficar a cargo de quem se interessar em assistir.

Emoji ponto de exclamação duplo !! emoji emoticon ponto de exclamação duplo !! emoticon E antes de começar a falar esse pouquinho sobre o filme, um aviso: o filme contém cenas homossexuais, cenas de sexo e uma cena de estupro bem pesada, então se você se sente desconfortável com isso, é melhor não assistir.

Imagem relacionadaYong Joo é homossexual. Ele precisa viver escondendo isso, porque está inserido em uma sociedade preconceituosa e até mesmo dentro da escola seus professores propagam discursos de ódio.

Todos nós sabemos que a Coréia, assim como outros países asiáticos, ainda são bastante preconceituosos em relação a esse assunto, embora muitas pessoas fechem os olhos pra isso e se deixam levar pelo que é mostrado pelo kpop (que não passa de fanservice).

Ele não conta nem mesmo para seu melhor amigo, Ki Taek, que sofre bullying na escola por estar a cima do peso.

Resultado de imagem para Night Flight movie

A mãe de Yong Joo o criou sozinha e ainda luta para mantê-lo, sendo uma mãe solteira, motivo pelo qual sofreu muito.

Resultado de imagem para Night Flight movie

Ele é apaixonado por Ki Woong. Os dois eram amigos, mas com o tempo foram se afastando, mesmo assim os sentimentos de Yong Joo não mudam.

Resultado de imagem para Night Flight movie

Embora ele tente se reaproximar, Ki Woong se tornou uma pessoa diferente do que ele conhecia.

Resultado de imagem para Night Flight movie

Ki Woong também é criado pela mãe desde que o pai desapareceu depois de causar um acidente no lugar onde trabalhava.

Ele é explosivo, agressivo. É o líder da gangue da escola e são seus amigos que batem em Ki Taek, melhor amigo de Yong Joo.

Yong Joo quer ajudar Ki Taek, tenta falar sobre isso com um dos professores, mas é ignorado.

Toda essa situação torna a relação entre Yong Joo e Ki Woong ainda mais complicada. Ki Woong parece abalado de certa forma com a reaproximação de Yong Joo, mas não fica claro se ele está apaixonado ou apenas se lembrando do passado, quando eram amigos. Por outro lado Yong Joo está frustrado porque Ki Woong nunca reage, seja em relação aos dois, ou em relação a Ki Taek.

E isso é o máximo que eu posso contar sobre o plot.

O filme é bem intenso, não romantiza nenhuma das situações, nem mesmo o relacionamento dos protagonistas, já que Yong Joo muitas vezes apanha de Ki Woong por expor seus sentimentos.

Acho que Night Flight abordou muito bem os temas que propôs, dentre eles: o preconceito contra homossexuais, o bullying, a auto aceitação, a questão da mãe solteira, a dissolução familiar e, acima de tudo, como cada uma dessas questões afetam as pessoas envolvidas.

Eu não digo que recomendo Night Flight, porque é um filme muito forte e eu sei que a maioria das pessoas estão buscando histórias de romance com final feliz (infelizmente). Mas se você gosta de histórias com fundos sociais e assuntos polêmicos, Night Flight é minha recomendação de hoje.

Baixei do Fighting Fansub.

안녕~

Resultado de imagem para Night Flight movie

Resultado de imagem para Night Flight movie

Resultado de imagem para Night Flight movie

 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.