Parasite [filme]

Não, esse blog não morreu (e nem eu), e hoje eu venho na maior cara de pau fingindo que não tenho que entregar um post sobre The Nokdu Flower, porque eu quero mesmo falar é sobre o grande e aclamado ganhador do Oscar: Parasite.

IMG_jbyspe

Sinopse: Toda a família de Ki-taek está desempregada, vivendo num porão sujo e apertado. Uma obra do acaso faz com que o filho adolescente da família comece a dar aulas de inglês à garota de uma família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custarão caro a todos.
Filme: Parasite
Hangul: 기생충
Romanização: Gisaengchoomg
Duração: 131 min.
Gênero: thrille, drama
Distribuidor: CJ Entertainment
Lançamento:  21 de maio de 2019

Com todo o ofuror em torno de Parasite, e como a boa amante do cinema coreano que sou, eu não podia deixar esse filme passar batido. Eu juro que todas as sinopses que eu li do filme não faziam o menor sentido pra mim, e até o momento de finalmente assistir, eu ainda não sabia sobre o que o filme se tratava. Mas ok, primeiro vamos falar um pouco sobre a história do filme, e depois vamos a umas anotações que tenho aqui, certo?

Parasite conta a história da família de Kitaek, um pai de família que se vê obrigado a morar em um “porão” com sua esposa Chungsook e seus filhos Kiwoo e Kijung. Todos da família estão desempregados, então podemos imaginar desde aqui a situação em que se encontram. Mesmo que eles consigam bicos, como fazer caixas pra uma pizzaria, o dinheiro que recebem é praticamente nada.

A família está vivendo em uma situação realmente precária e é terrível pensar que muitas famílias vivem nessas mesmas condições, já que graças ao filme, ficamos por saber que existem mesmo essas casas semi subterrâneas com 0 condições para se morar.

Graças a Minhyuk, um “amigo da família”, Kiwoo consegue o que podemos chamar de trabalho.

Minhyuk dá aulas de inglês para uma mocinha de uma família rica, mas o jovem está prestes a sair do país e precisa de um substituto. Sabendo das condições em que a família de Kitaek vive, Minhyuk decide passar seu posto para Kiwoo, mesmo que esse não tenha qualquer formação.

E vale dizer que o Minhyuk é interpretado pelo nosso principe Park Seo Joon, e eu vou deixar uma foto dele aqui só pra gente poder apreciar.

Como Kijung é muito boa com falsificações, e com a recomendação pessoal de Minhyuk, a família rica, que agora chamaremos de família Park, aceita receber Kiwoo como novo professor de inglês de Dahye, a filha mais velha.

 

A família Park é uma família que, podemos dizer, um bocado inocente. Na verdade é muito claro aqui a jogada do diretor, e ele conseguiu mostrar muito bem como as famílias ricas parecem viver em uma bolha que nunca estoura.

Aliás, as críticas que Joonho levanta nesse filmes são impecáveis.

Mas seguindo com o enredo. Kiwoo nota uma grande porcaria pendurada junto aos retratos da família, e com as explicações de Yeonkyo, a mãe rica, o jovem descobre que o filho mais novo da família, Dasong, é um pirralho hiperativo que banca o artista.

É claro que o jovem vê nisso uma oportunidade perfeita de empregar mais um membro de sua família, então ele inventa uma história sem pé nem cabeça sobre a tal Jessica, de Illinois (sim, a “Jessica, only child, Illinois, Chicago”), que na verdade é sua irmã, Kijung.

Por sorte Kijung é uma trapaceira nata, por isso consegue agir perfeitamente como alguém formada em arte e arranja até mesmo uma tal de arteterapia ou sei lá o quê, e por incrível que pareça até funciona com o menino.

Como se o golpe já não tivesse grande o suficiente, Kiwoo e Kijung bolam um plano ainda maior: trazer os pais pra dentro da casa da família Park, e depois de bolarem planos ainda mais mirabolantes, os dois conseguem fazer com que tanto o motorista da familia quanto a governanta sejam demitidos e TADAH! Kitaek e Chungsook estão dentro.

Só que quando você acha que já captou tudo, e que a família de Kitaek está “sugando” a família Park, então recebemos a bomba, e descobrimos que o maior parasita do filme na verdade já estava alojado naquela família há muitos anos…

E É ÓBVIO QUE EU VOU PARAR POR AQUI!

Agora, é claro, eu queria fazer algumas colocações, alguns pontos que me fizeram pensar MUITO, não em relação ao enredo do filme, mas principalmente em relação a recente histeria em torno desse filme.

Parasite é um filme sensacional, tem uma critica social perfeita, e mesmo a fotografia e as jogadas de imagem e de câmera são vários tapas na cara, mas cá entre nós (sim, nós dorameiros), o que há de tão diferente em Parasite?

Eu falo no sentido de: nós, que estamos acostumados com o cinema coreano, será que nós ficamos assim tão chocados com Parasite? Ou será que pra nós foi mais um filme incrível como geralmente são?

Vou salientar desde já que isso não é uma crítica negativa, e vou reforçar: Parasite é sensacional. O que eu espero é que, agora que o mundo abriu o olho pro cinema coreano, muitos outros filmes coreanos possam receber a mesma atenção, no mesmo nível, já que agora todos sabem que a Coreia do Sul é muito boa em fazer filmes.

Pra quem ainda não assistiu, eu assisti aqui nesse site: filmes online vip

E se você, que não tem contato com produções coreanas, mas acabou chegando nesse post por acaso porque está interessado em Parasite, ou porque assistiu Parasite e gostou e agora quer assistir mais filmes coreanos, me permita recomendar alguns:

♔ Fabricated City

♔ Forgotten

♔ Midnight Runners

♔ Silenced

♔ The Battleship Island

The Throne

Train to Busan (Invasão Zumbi)

Assim que eu tomar coragem eu termino a resenha de The Nokdu Flower, mas não esperem muito por isso, ok, eu ainda ando sem tempo… Nos vemos em breve. ❤

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.